COMO FAZER TIE DYE E ONDE COMPRAR ROUPAS TIE DYE PLUS SIZE

O Tie dye tem ganhado grande evidência na moda nestes últimos tempos, em especial agora na quarentena. Mas ele não é uma coisa nova. As Wonders mais experientes devem se lembrar de uma época em que víamos essas pinturas nas mais variadas vestimentas e decorações. Claro que a cada ressurgimento a técnica evoluí e os padrões de cores também se modificam.

Talvez, Wonder, nos momentos anteriores em que a moda teve essa tendência fortalecida você possa ter se sentido de fora, pois muitas de nós já ouvimos que cores e estampas não valorizavam nossos corpos, não é? No entanto a mentalidade fashion tem evoluído (ainda bem!) e temos a cada dia entendido mais que podemos usar o que quisermos quando quisermos.

Pensando nisso, esse post foi feito especialmente para te contar um pouco sobre o que é tie dye, a origem do tie-dye, inspirações de looks tie dye, onde comprar tie dye plus size e, finalmente, como fazer tie dye

O QUE É TIE DYE

Antes de qualquer explicação, é importante entendermos o significado da palavra tie dye. Esse é um termo originário do inglês e significa “amarrar e tingir”. A partir disso, mesmo nunca tendo visto um tie dye sendo feito, podemos imaginas como o processo é. O interessante é que nessa técnica o resultado final é, em sua totalidade, impossível de se prever, já que não temos controle perfeito da ação da tinta.

É essa imprevisibilidade, essa liberdade que chamou a atenção do movimento hippie nas décadas de 1970 e 1970, pois se buscava a liberdade e a elevação. Com isso, grandes personalidades como Janis Joplin e Joe Cocker aderiram a essa estampa e a fama se fez. Além da liberdade associada as estampas, a ideia do psicodélico, que era muito forte, também se faz presente nas formas e cores vivas.

No entanto, é preciso entender que a fama veio daí, mas esse processo já era feito artesanalmente em países como a Índia desde o século IX. Além da Índia, países africanos e asiáticos já usavam essa técnica, mesmo que com outros nomes.

TIE DYE NA QUARENTENA

A quarentena nos proporcionou mais tempo em casa e com isso o “bichinho da renovação” tem nos picado mais que nunca. Essa renovação pode ser nas mais variadas áreas, por exemplo, renovação espiritual, de hábitos, de hobbies, da casa, das roupas… Essa última é o que tem levado tanta gente a fazer tie dye.

Afinal, quem não quer renovar suas roupas que estavam esquecidinhas e ainda ficar na moda como as modelos e atrizes? Além disso, trazer cor para dentro de casa é algo gostoso e que pode mudar toda a vibe do momento. “São tempos sombrios, não há como negar”, por isso precisamos tentar transformar o que tem sido pesado em algo menos triste.

Outra coisa muito legal que essa técnica nos proporciona é que conseguimos criar peças exclusivas, dada a imprevisibilidade da pigmentação. Sem contar que podemos pintar qualquer peça e acessórios, dessa maneira, transformamos aquela peça confortável que tem sido nossa segunda pele ultimamente em um fashion pijama tie dye, ou um moleton tie dye. Rola até um biquini tie dye se você tiver uma piscina, um lugar pra tomar sol ou só calor mesmo.

COMO USAR TIE DYE

Podemos usar tie dye de várias maneiras. Como dissemos, você pode aplicar a técnica a qualquer peça ou acessório. Além das ideias que já demos, você pode também criar shorts tie dye, camisetas tie dye, camisas tie dye, calças tie dye, bucket tie dye, saias tie dye, vestidos tie dye, macacão tie dye, tops tie dye e, até, máscara tie dye.

Inclusive, é bem legal usar conjuntos tie dye, ou seja, combinar máscara, camiseta, shorts, moletom com a mesma estampa. Lembra da Manu Gavassi no BBB20?

Aqui trouxemos algumas inspirações para você usar essa tendência:

FONTE: POP PLUS
FONTE: CINDERELA DE MENTIRA

Como você viu, além de ser uma técnica versátil, as combinações são ilimitadas. Desde uma simples camiseta com calça jeans, vestido curto, longo, cores fortes, cores pasteis, etc. Ou seja, tem pra todos os gostos e temos que nos jogar sem medo.

Mas você, depois de tudo isso, pode estar se perguntando: “WonderSize, onde comprar alguma peça tie dye plus size?” A gente já te conta, mas antes nós vamos te ensinar a como fazer tie dye com tinta de tecido em camisetas branca e coloridas, tie dye com água sanitária em blusa preta e escuras. Você vai ter roupas lindas, exclusivas, modernas e confortáveis.

COMO FAZER TIE DYE

Antes de começar você precisa saber que a Viviane, vulgo eu que vos escrevo, assistiu muitos vídeos para fazer esse tutorial. Foram 4 técnicas testadas. Todas deram certo? NÃO. Mas mesmo assim trouxemos essa parte fatídica e te diremos o porquê a gente acha que deu errado.

Materiais:

Uma peça de tecido de fibra natural, como algodão, branca se você pode fazer o pintar e escura se você aplicar a técnica com alvejante. Inclusive, as peças usadas para esse post foram CAMISETAS BÁSICAS da WonderSize;

1 garfo;

Elásticos ou barbante;

Tintas para tecido diluída em água ou alvejante/cloro.

Como fazer:

Dependendo da amarração a estampa será diferente. Como dissemos, fizemos 4 camisetas e todas elas com técnica ou tingimento diferente, mas existem passos que você deve seguir independente do modelo. Esses passos são:

  1. Sempre umedeça a peça que você irá transformar. Isso irá ajudar a tinta ou cloro “entrarem” na peça;
  1. Usar uma forma com grade ou só a grade apoiada em um lugar fundo. Isso ajudará que o produto que você usará na sua peça (tintas ou água sanitária) não se misturar e sair (muito) do controle.
  1.  Você sempre terá que enxaguar a peça após o tempo necessário da pigmentação. Nesse momento, NÃO tire as amarrações (barbantes e elásticos) e use água corrente.

Dito isso, você está pronta, cara Wonder, para começar sua empreitada pelo tie dye.

ESTAMPA TIE DYE COM ÁGUA SANITÁRIA

Toda estampa espiral de tie dye deve ser feita com um garfo pressionado no meio da peça e você girá-lo para criar um redemoinho em volta desse centro. Como você pode ver aqui:

Depois que você criar essa espiral, passe os elásticos ou o barbante nas diagonais formando vários x:

Caso você queira fazer essa camiseta colorida, esse é o momento de você usar a tinta diluída e aplicar nos espaços que você criou com os elásticos ou o barbante. Não tenha medo de usar a cor, de brincar. No nosso caso, optamos pelo cloro na camiseta preta:

Não deixamos muito tempo o alvejante na peça, porque ele pode estragar a roupa. Então, dependendo da cor, com 10 minutos você já pode enxaguar. Lembre-se de usar uma luva nesse momento, pois usamos muito produto e ele é forte.

Depois de enxaguar bem, tiramos os barbantes e colocamos para secar. Depois de seco passamos e ficou assim nossa estampa tie dye com água sanitária:

ESTAMPA TIE DYE MARMORIZADA COM ÁGUA SANITÁRIA

Você pode fazer o tie dye marmorizado tanto com água sanitária, como fizemos, ou com tinta, a diferença, assim como o tutorial de cima, está na hora de colocar o produto. Se for tinta, você colocará a tinta, se for água sanitária, como a gente, você coloca o cloro, ok?!

Para a amarração dessa estampa você deve fazer como o vídeo:

Depois que atingir o desbotamento que você deseja, enxague e coloque para secar. A nossa camiseta ficou assim:

ESTAMPA TIE DYE DEGRADE COM ÁGUA SANITÁRIA

Aqui usamos o termo degrade, pois deixamos o início da peça sem passar a água sanitária e as extremidades desbotadas, formando, assim, um tom sobre tom. Mas você pode fazer com bastante cores, tingindo em lugares diferentes… Ou seja, pode deixar sua imaginação correr solta. Para essa estampa fizemos a amarração da seguinte forma:

Para o processo de desbotamento, você deve colocar a extensão da camiseta de uma forma que as partes que ficarão o produto não encostem nas que você o colocará.

Espere o tempo necessário, e enxague também com cuidado para não encostar a parte com água sanitária no restante da peça.

ESTAMPA TIE DYE COLORIDA

Aqui, já é preciso avisar, vem o erro da artesã.

Independente da tinta que você use, é importante diluir em água:

Mas não tanta água, mas fomos saber disso quando deu tudo errado. Por isso, na diluição, coloque menos água. A amarração nós fizemos como na estampa marmorizada:

Depois jogamos a tinta sem seguir nenhum padrão:

E, depois de 3 horas, enxaguamos. A tinta, Wonder, foi com a água… Eu deveria ter deixado agir de um dia para o outro, no mínimo e ter menos água da diluição da tinta. Ficamos tão triste que nem foto tem. Mas se você fizer a sua seguindo as dicas, principalmente de como não fazer, temos certeza que ficará linda.

A nossa colorida não deu certo, mas sabemos que as três primeiras lavagens da peça devem ser feitas individualmente por segurança para não manchar outras peças de roupa.

ONDE COMPRAR ROUPAS TIE DYE PLUS SIZE

Mas se você não quer se aventurar por esse mundo do imprevisível que pode ser o tie dye,que tal comprar a sua peça?

Como dissemos lá no começo desse post, nós mulheres Plus Size passamos por várias tendências chupando o dedo, seja por falta de roupas que atendam nossa numeração, seja pelo medo de experimentar coisas novas.

Mas nós, como todas as pessoas, temos o direito de apostar nas tendências. Infelizmente, ainda não há tantas lojas, principalmente online, que atendam nosso manequim, MAS, nós aqui pensamos em cada uma de nós, por isso trouxemos para nossa coleção capsula uma linda Camiseta Acinturada Plus Size Wonder Size Tiedye Eco.

Ela é linda, não é?! Ainda mais usando com o nozinho tão característico da Amanda e nossa Bermuda Plus Size Wonder Size Joana Dark Emana® Plus Preta.

Além desse look, quem tal combinar a camiseta com nossa novíssima Calça Jogger Plus Size Wonder Size Crepe Preta?

E fechar o look com essa novíssima Jaqueta Corta Vento Plus Size Sabiha Color Block Preto Rosa?

Em cada combinação você alcançará aquela modernidade que todas nós almejamos e, acima de tudo, conforto.

Cada peça foi desenvolvida com carinho para você, Wonder, para que você fique na moda com conforto e liberdade. Nós nos comprometemos a trazer até você peças de qualidade e que te proporcionem desde o Tie Dye até a alta performance esportiva, porque você é Wonder!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.